Novos nomes para o aeroporto e para o estádio

O processo de escolha do nome do aeroporto, conforme conversei há pouco com Sérgio Vilar, é: a Academia de Letras sugere, a governadora acata (ou não) e apresenta o nome à Câmara Federal - que normalmente aprova.

Por Sérgio Vilar
Do Blog Diário do Tempo

Após a especulação dos nomes de Clara e Felipe Camarão, Juvenal Lamartine e Câmara Cascudo para nominar o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a Academia Norte-rio-grandense de Letras se decidiu por um novo nome: o do ex-ministro Aluízio Alves. Os acadêmicos levaram em consideração a sugestão do próprio município de São Gonçalo do Amarante, segundo afirma o presidente da ANL, Diógenes da Cunha Lima. Na opinião do prefeito da cidade, Jaime Calado, o nome do aeroporto levaria o nome de Aeroporto Internacional Presidente Lula.

“Soubemos que a Câmara Municipal de São Gonçalo atribuiu o nome do aeroporto a Aluízio Alves. A constituição discorre que assunto municipal cabe à prefeitura. Então pedimos licença à manutenção do nome de Aluízio”. No tocante à Estádio Arena das Dunas, a decisão da ANL foi a de manter o próprio nome da Arena. “Já remete à característica da cidade que são as dunas”. Diógenes da Cunha Lima disse ainda que já encaminhou expediente à governadora Rosalba Ciarlini com a sugestão dos nomes. “Mas sabemos que a decisão é Federal”, lembra.
Jaime Calado explicou que a decisão do nome de Aluízio Alves partiu da gestão passada. “Foi o que eu soube”. Segundo o prefeito, quando o então presidente Lula esteve em Natal, ele falou pessoalmente que desejaria homenagear o presidente com o nome do aeroporto. “A resposta dele foi que isso é coisa pra quando ele morrer, mas há lei do município autorizando a homenagem em vida, e esse é o meu desejo, mas Aluízio Alves e Cascudo são nomes que o Rio Grande do Norte empresta com orgulho a qualquer obra do país”, comenta o prefeito Jaime Calado.

Comentários