Para historiador, #OccupyWallStreet não traz "agitação revolucionária". Você concorda?

Foto de Juan Carlos Hernandez


Da Folha de São Paulo

O movimento Ocupe Wall Street, que começou com um acampamento próximo ao centro financeiro de Nova York e se espalhou por várias cidades do país, é sinal de que a inquietação social chegou à classe média americana.
A avaliação é do historiador especializado em Revolução Francesa Robert Darnton. Americano, ele leciona na Universidade de Harvad e é autor de "O Grande Massacre dos Gatos", entre outros.
"Os protestos devem ser levados a sério. Não como uma ameaça de qualquer tipo de agitação revolucionária, mas como um sinal de inquietação profunda", disse à Folha.
Para Darnton, a crescente distância entre ricos e pobres no país a partir dos anos 1990 ainda não havia mobilizado essa fatia da população, que passou a se posicionar contra os altos salários do mercado financeiro. "Eles escolheram um bom alvo", avalia.
Mas, para o historiador, a proposta de taxar milionários, encampada pelos manifestantes, não soluciona os problemas econômicos do país. A ideia de aumentar impostos para os mais ricos acentuou a disputa entre republicanos e democratas.
Congressistas republicanos têm atacado o projeto de taxar milionários nos EUA. O tema acirrou a disputa partidária -entre republicanos e democratas- nos últimos dias. Uma das propostas em debate é lançar uma sobretaxa de mais de 5% sobre rendas anuais. A decisão recente de bancos americanos de cobrar pelo uso do cartão de débito como forma de pagamento em lojas também irritou a classe média dos EUA.

Direção política
O historiador de Harvard afirma que a possibilidade de conduzir politicamente o movimento Ocupe Wall Street em direção a demandas mais claras ainda está indefinida.
"A fúria dos manifestantes, que não têm líderes nem um programa claro, ecoa pelo país e poderia ser sintomática de uma nova onda de tipo populista", afirmou.
Para ele, se "alguém será capaz de aproveitá-la e transformá-la com sentido útil, para quebrar o impasse político em Washington e conseguir algum grau de justiça social" é uma questão aberta.

Comentários

Unknown disse…
Gracias por citarme como autor de la foto. Usted descargo la foto en mi web sin pedirme la autorisacion. Gracias tambien por poner un enlace en mi blog