Operação Sinal Fechado: Cassiano Arruda atuou como lobista?

Pelo menos três nomes relacionados à comunicação aparecem translúcidos nas investigações da Operação Sinal Fechado. O primeiro deles, denunciado ontem pelo Ministério Público, é o publicitário e lobista Ruy Nogueira. Nogueira, por indicação de Alcides Barbosa, é contratado pela organização criminosa, já em 2011, para pressionar o governo Rosalba pela liberação das inspeções veiculares. A tarefa de Ruy Nogueira seria plantar notícias contra Rosalba na imprensa nacional. Provavelmente as notícias não seriam relativas ao governo estadual, mas às três gestões que a governadora teve à frente da prefeitura de Mossoró. Ruy Nogueira foi denunciado pelo crime de extorsão.

No contexto em que aparece Ruy Nogueira surge o nome do jornalista potiguar Gaudêncio Torquato. Quando destaquei pelo twitter o nome de Gaudêncio, fui chamado por ele de fofoqueiro e bloqueado por ele. Mas o nome dele aparece, na boca de Alcides Barbosa, atribuindo-lhe sociedade com Ruy Nogueira. Posteriormente, através de nota, Ruy negou sociedade com Gaudêncio. Uma fonte, porém, me contou que seria possível haver uma sociedade oculta entre eles, mas nada que se confirme.

Mas o nome que aparece com muita força da mídia potiguar, e foi solenemente ignorado pela cobertura de imprensa, é o nome de Cassiano [Arruda] (?).

Cassiano liga em nome de João Faustino para Alcides Barbosa.  Pedem que o grupo não se movimente em São Paulo.  Em paralelo a isso, mostram as interceptações, havia uma negociação em curso com o atual governo.  George orienta Alcides a conversar com Ruy Nogueira e dizer-lhe para esperar um sinal verde para agir.  Parece se referir ao esgotamento de possibilidades com o governo atual.  Se o telefone de Alcides foi interceptado, evidentemente o MP tem a conversa deste com Cassiano.   Mas acredito que o telefone de Alcides não havia sido interceptado (corrigido por causa desse post)
Posteriormente, Ruy mandou um e-mail para Cassiano, tratado inicialmente na conversa como "nosso amigo do jornal" e, depois, melhor identificado.
Curioso é que no dia 04 de fevereiro de 2011, Cassiano Arruda fala sobre o problema do Consórcio INSPAR, tratando o caso como risco ao governo pela insegurança jurídica.  Nos dias seguintes, diversas notas versando sobre o tema foram publicadas pelo Novo Jornal:

Destaque-se que a execução da inspeção veicular estava suspensa desde os primeiros dias de janeiro e o governo discutia o que faria do contrato com o INSPAR, ameaçando cancelar.

No domingo, 06 de fevereiro, Cassiano Arruda publicou outra nota:

No dia 09 de fevereiro, Cassiano voltou ao tema:



Curioso que no dia 8 conversam George e Alcides Barbosa sobre o tema a ser tratado na campanha de mídia para pressionar o governo.  Resposta? Insegurança jurídica gerada pelo cancelamento do contrato.



O governo Rosalba anunciou a anulação do contrato do INSPAR no mesmo dia, 09 de fevereiro.  No entanto, estranhamente, em 25 de maio a anulação ainda não havia sido efetivada, como se vê nesta matéria do Portal No Minuto.   A anulação, anunciada com circunstância em fevereiro, somente aconteceu em maio.  Mas isso é assunto para outro post.

Há, ainda, uma outra referência a Cassiano na Petição do Ministério Público, em uma conversa do dia 7 de fevereiro entre George e Alcides Barbosa:

Cassiano ligou para Alcides afirmando que João Faustino havia encontrado uma solução.  João pediu, através de Marcus Procópio, para que fosse abortada qualquer missão em São Paulo ("pelo amor de Deus").  Qual solução teria encontrado João Faustino?

Comentários