Reunião discute Encontro de Blogueiros da Grande Natal e futuro do movimento de blogueiros progressistas no RN

Esta noite estivemos reunidos longamente no Vanilla Caffe discutindo os rumos do Movimento de Blogueiros Progressistas. A intenção de todos que lá estavam era garantir a integridade do movimento aqui no RN, ao mesmo tempo em que pudemos unir forças para a caminhada em 2012, a começar do Encontro de Blogueiros Progressistas da Grande Natal no próximo fim de semana.
A reunião serviu para que redistribuíssemos as atividades previstas ou pendentes para o encontro - como, por exemplo, a logística de transporte para os participantes que virão de outros estados para estar conosco aqui no fim de semana - o encontro terá a presença jornalista Amaury Ribeiro Júnior (autor do livro A privataria tucana), seu editor Luís Emediato, Leandro Fortes, Conceição Oliveira e Sérgio Teles, entre tantos outros.
Além disso, discutimos a organização do movimento para o ano de 2012. Ficou acertado que na manhã de domingo, no encerramento do Encontro da Grande Natal, buscaremos acertar a forma de organização do movimento. Minha proposta é que tenhamos uma coordenação colegiada - incluindo um coordenador-geral, uma coordenação de mobilização e uma coordenação de formação. Enquanto o coordenador-geral seria responsável por dar organicidade ao movimento, à coordenação de mobilização caberia a inclusão de novos atores ao movimento e a articulação para participação em eventos e outras programações. Já a coordenação de formação seria indicada para propor programações e temáticas a serem trabalhadas pelo #BlogProgRN. Faz parte de minha proposta, também, que as escolhas sejam feitas democraticamente e através de diálogo e consenso - não acredito que faça parte da filosofia de um movimento como esse uma eleição para escolha de coordenadores.
Bom destacar que o desejo de todos é que, como atuamos ao longo de 2011, neste ano as decisões e realizações possam ser todos coletivos. Lamentavelmente a organização do encontro de blogueiros do próximo fim de semana pecou por ficar restrita a uma parcela do grupo que não socializou com o restante do coletivo as decisões e as propostas levantadas. Mas chegamos a um consenso de que podemos e devemos atuar de forma coletiva sempre - quando não for possível discutirmos em presença, todas as questões podem ser debatidas por meio virtual.
Foi essa a postura que pautou nossas ações durante todo ano de 2011 - desde o bate-papo com Miguel Nicolelis em janeiro até a discussão sobre corrupção no fim do ano, passando pelo encontro estadual. Espero que seja esse o caminho que continue sendo seguido pelo coletivo do #BlogProg.

Comentários

Leon K. Nunes disse…
No final das contas, foi decidido - ou há uma tendência a decidir - que o encontro legitime-o como coordenador do movimento no estado? Sou partidário de sua crítica à forma como foi elaborado esse encontro, e essa solidariedade me faz condicionar meu apoio ao encontro ao seu próprio. Apesar de minhas limitações físicas (estou cirurgiado devido à retirada de um nódulo), estarei lá e discutiremos. Saudações!