A ficha de Henrique Alves


O lobista Cláudio Varela, que goza da intimidade de Henrique Alves e Garibaldi Filho, em conversa com Vicente Salek, sobre a qual já tratamos aqui, diz do deputado:

Claudio Varella: (...) O importante sao os resultados e eu buscaria de forma sutil. (...) Melhir para todos. Esse dep ta com forca total. Falou que Lula volta em 2014 com PMDB E PT. (...) Ando com o dep e ministro, fico la sem qualquer problema.Sao meus amigos e confiam em mim. 30 anos de amizade e discricao. (...) So pra você ter ideia, ele não recebe empresario la no gab da lideranca do PMDB onde fica, pois a PF pega as fitas pra examinar quem entrou, e assim, todo mundo querendo colocar situacoes, pra poder criar noticias. Não ew facil! Sao 11 mandatos sem qualquer processo.

Varela está equivocado em pelo menos um ponto: a ausência de processos contra Henrique.  No site Excelências da Transparência Brasil você pode encontrar um resumo da biografia de Henrique Alves.

Ali, dois processos mais importantes chamam a atenção.

Neste, que correu na justiça estadual do RN, Henrique Alves, ao lado do primo Garibaldi Filho, foram condenados por improbidade administrativa.  A sentença da juíza Ana Cláudia Secundo da Luz e Lemos em 9 de maio de 2011 condenou ambos à "suspensão dos direitos políticos por 3 (três) anos e pagamento de multa no valor de 3 (três) vezes da remuneração percebida pelo agente à época (2001), com correção monetária e juros legais. Condeno, ainda, os demandados, na sanção de proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefício ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos".  O caso corre em grau de recurso no Tribunal de Justiça.  Em 20 de outubro do ano passado o Procurador Geral de Justiça opinou pelo recebimento e provimento do recurso interposto pelos condenados.  O julgamento do recurso foi marcado inicialmente para 15 de março deste ano mas, depois de dois adiamentos, foi retirado de pauta.  O relator é o desembargador Dilermando Mota.  

Há um outro processo correndo na Justiça Federal contra Henrique Alves.  Com o número 0031817-63.2004.4.01.3400 o processo tem apenas o deputado como réu, trata de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, correndo na 16a Vara Federal em Brasília.  Sobre esse processo, não há muitas informações, a não ser que teve início em 2004.

Logo, o envolvimento de Henrique demonstrado pela Operação Assepsia nas negociações da Associação Marca, especialmente para comandar o Hospital da Mulher em Mossoró não são novidade.
É bom destacar que, após a interferência de Cláudio Varela para que Henrique se encontre com Tufi Meres, os dois efetivamente se encontraram.  É, pelo menos, o que Tufi Meres disse em um e-mail interceptado na investigação:
From: merestSent: Wednesday, September 07, 2011 1:09 PMTo: Rosi BravoCc: vicente.salek@salek.com.br monique monteiroSubject: Natal
Rosi,boa tarde.
Breve relato para que já amanhã pela manhã vc fale c Risiely. Miguel me levou p tomar café da manhã com Francisco Vagner,da SEGELM(Secretario de Gestão,Logistica e Modernização) e Wellington Tavares(subsecretario).
-Expus toda a questão sobre a qual falamos no aeroporto ontem. -Resolveu-se: 1- A partir de amanhã a Prefeita cria uma pequena comissão,da qual eles farão parte,para solucionar as prorrogaçoes.
2- O PGE opina e trabalha pela correção da Lei das OS ,e já na proxima semana pensam aprovar na ALERN.
Rosi,boa tarde.Breve relato para que já amanhã pela manhã vc fale c Risiely. Miguel me levou p tomar café da manhã com Francisco Vagner,da SEGELM(Secretario de Gestão,Logistica e Modernização) e Wellington Tavares(subsecretario).-Expus toda a questão sobre a qual falamos no aeroporto ontem. -Resolveu-se: 1- A partir de amanhã a Prefeita cria uma pequena comissão,da qual eles farão parte,para solucionar as prorrogaçoes.2- O PGE opina e trabalha pela correção da Lei das OS ,e já na proxima semana pensam aprovar na ALERN.3- Caso não consigam(entendem que conseguem),faz-se Têrmo de Parceria. 4- Este procedimento cobre todos os contratos,IGAPÓ e UPA Nova Esperança tambem.5- A SSMRN , cuja secretária Perpétua é corporativista,fica fora deste processo,tendo atuação operacional. 6- A questão pagamentos será tratada em nova reunião com novas pessoas.Não fazer nada até lá.7- Já amanhã colocar Risiely em contato com Wellington Tavares( Pai de Tobias),cel 55 84 88023232 , se colocando a disposição para eventuais docs. - No RN , Alexandre avançou e vc deve ter relato.Já levo na semana que vem o CHC-Barcelona para assinar Protocolo de intenções.No anexo, A TRibuna do RN de hj,onde o PMDB entra oficialmente no Governo Rosalba.Estive com Henrique Eduardo Alves e já falamos sobre a Gestão do Hosp Est . - Com a prorrogação dos contratos,vamos falar sobre a participação do Nucleos em todas as unidades,mas falo pessoalmente com vc.Fale um pouco com Alexandre que já coloquei à par , e me falou que ficou muito satisfeito com esta nova interlocução. Vamos falar amanhã,ok ? Volto hj no mesmo TAM que vc voltou ontem.abs, Tufi 
Tufi Meres, foragido desde a deflagração da Operação Assepsia em junho, sabe muito.  Se decidir abrir a boca pode derrubar a cúpula do PMDB no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte.  Lembrando sempre que há DNA pemedebista no cerne do esquema investigado pela Operação Assepsia.  Também é bom não esquecer os desdobramentos pernambucanos do esquema - que, afinal, foi apresentado a Thiago Trindade pelo secretário de saúde do estado de Pernambuco.

Comentários