Os sites de notícias mais visitados de Natal

Por Fábio Farias
No Diário de repórter 2.0

Na curiosidade de saber quais são os sites de notícias mais visitados de Natal, usei o Alexa para medir a audiência de cada um deles. A métrica é mundialmente conhecida e é a mais utilizada no mundo para compor ranking de audiência de sites.

No ranking potiguar considerei as páginas: Tribuna do Norte, DNOnline, Nominuto.com, JornaldeHoje e o Blog do BG. BG apesar de, no nome, não ser site de notícia, atua como tal e por isso decidi utilizá-lo.

A audiência do G1/RN foi impossível de medir porque o site não faz a métrica específica de uma subpágina da globo.com.

Vou classificar os sites pela posição que ocupam no ranking de sites brasileiros e, abaixo, farei alguns comentários.


1º – Tribuna do Norte – ocupa a 503ª posição no ranking brasileiro;

2º – DNonline – ocupa a 1235ª posição no ranking brasileiro;

3ª – Nominuto.com ocupa a 2664ª posição no ranking brasileiro;

4º – Blog do BG – ocupa a 2912º posição no ranking brasileiro;

5º – Jornal de Hoje ocupa a 13.760ª posição no ranking brasileiro;



É possível perceber a liderança absoluta da Tribuna do Norte. No último mês, por exemplo, teve o triplo de pageviews que o segundo colocado, DNOnline, segundo os dados do Alexa. O site usa como base o número total de pageviews da web e classifica os sites pela porcentagem de quantos eles receberam durante o mês.

Tribuna do Norte, DNOnline e Nominuto foram os únicos sites que nos últimos três meses bateram o número a marca de 100 mil pageviews, necessários para a coleta de dados.

O dado é interessante porque mostra que, para além da superioridade da Tribuna do Norte, há mercado em Natal para os sites de notícia. Há informações de que, nos próximos meses, pelo menos dois novos portais podem entrar para disputar espaço no mercado de internet local: o NoAr e o portal do Novo Jornal.

Como há um abismo entre a Tribuna do Norte e o Diário de Natal na internet, há uma legião de leitores que pode ser conquistado. Conquistar audiência na internet depende, além da criação de conteúdos relevantes e segmentados, de um site com bom layout e navegabilidade, técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e, óbvio, uma boa política nas redes sociais.

O Facebook é, atualmente, o segundo site que envia mais tráfego para sites de notícias do mundo, perde apenas para o Google. Uma boa estrategia para esta rede social em específico, em um mercado que mal usa o Facebook, pode ser um diferencial.

Comentários