Coincidência energética?

Alguém acha que é coincidência tantas notícias sobre uma suposta crise energética no Brasil no momento em que o governo estabelece redução no valor da energia elétrica, medida atacada pelos tucanos?

Não, não é.
O nome disso é agendamento.  Segundo a teoria do jornalismo, serve para determinar os temas que serão discutidos pela opinião pública.  É uma ação do campo midiático operada pelos grupos políticos, sociais e econômicos que interferem ou acessam regularmente a mídia.  Uma ação interessada.
Segundo os estudos de agenda-setting (ou agendamento), a mídia não apenas determina os temas sobre os quais a opinião pública deve pensar mas também o que ela deve pensar sobre esses temas.
Logo, se há uma discussão pública sobre crise energética e um possível racionamento sendo operada na imprensa, a intenção é posicionar a opinião pública contra a medida do governo de reduzir preços.  Atende, logo, o interesse das distribuidoras (que são agentes dos últimos problemas de energia no país) e do PSDB que, desde já, se colocou contra a medida.

Comentários