Jornalista lança livro que analisa o discurso do Blog da Petrobras

Daniel Dantas Lemos é professor da Universidade Federal do Ceará e mantém o blog De olho no discurso 

“Discurso e argumentação no Blog ‘Fatos e Dados’ da Petrobras”, livro do jornalista Daniel Dantas Lemos, terá seu primeiro evento de lançamento durante o Congresso Internacional de Propaganda da UFRN (CONIP), que acontece esta semana de 3 a 5 de abril no auditório da reitoria da Universidade.

O livro é uma adaptação da tese de doutorado de Lemos, que atualmente é professor do curso de jornalismo da Universidade Federal do Ceará. No trabalho, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFRN em 2012, o autor analisou o Blog “Fatos e Dados” da Petrobras a partir das teorias do discurso, dos estudos da linguagem e, principalmente, da argumentação.

“A Petrobras utilizou o blog como instrumento na disputa discursiva e ideológica que teve lugar em 2009, quando foi alvo de uma CPI no Congresso”, diz Lemos. “Claro que fez uso de diversas estratégias argumentativas com o fim de ganhar a disputa no cerne da opinião pública”, complementa.

Lemos participará de uma mesa do CONIP a partir das 11 h da manhã do dia 4, quinta-feira. Em seguida, e também na parte da tarde, às 15h30, o livro será lançado com uma sessão de autógrafos. Na ocasião, “Discurso e argumentação no Blog ‘Fatos e Dados’ da Petrobras” estará sendo vendido ao preço de R$ 25,00.

Serviço

Livro: “Discurso e argumentação no Blog ‘Fatos e Dados’ da Petrobras”

Editora: Curviana (BA)

297 páginas

Preço: R$ 28,00

Comentários