Rede de pesquisa em folkcomunicação divulga nota em apoio à permuta de professores

Desde já agradeço o apoio público por meio de nota por parte da Folkcom. Reproduzo a nota abaixo.
Em novembro de 2012 eu e a professora Maria Erica de Oliveira Lima, da UFRN, ingressamos com um pleito de permuta. Enquanto meu processo foi aprovado por todas as instâncias da UFRN, na UFC a negativa levou à judicialização da questão. A decisão, agora, caberá à Justiça Federal.
Uma pena que o caso chegue a esse nível, com tantos prejuízos familiares e pessoais.

***

 

A Diretoria da Rede de Estudos e Pesquisa emFolkcomunicação (Rede Folkcom) vem a público manifestar apoio à professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Maria Érica de Oliveira Lima, jornalista profissional e de formação acadêmica na área, pesquisadora com reconhecida trajetória em estudos de Jornalismo e relevante contribuição ao campo da pesquisa em Comunicação, em especial no campo dafolkcomunicação (campo teórico produzido pelo brasileiro/pernambucano Luiz Beltrão e que muito singulariza as Ciências da Comunicação desenvolvidas no Brasil diante da comunidade científica internacional). A professora reivindica o direito à permuta docente com o professor Daniel Dantas Lemos, da Universidade Federal do Ceará, com respaldo na Lei 8.112, que dispõe sobre o Regimento Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Contudo, ainda que os professores sejam jornalistas, doutores e docentes de Jornalismo, o processo de permuta entre os referidos professores das duas instituições tem sido negado até o momento, embora ambos tenham o direito e a garantia de fazer este legítimo requerimento.

Em especial no caso da professora Maria Érica de Oliveira Lima, temos a declarar que trata-se de uma professora que, a partir de seu trabalho na UFRN, vem colaborando decisivamente para a inclusão de novos pesquisadores e o desenvolvimento desta rede de pesquisa nacional, hoje em processo de internacionalização, com importantes reflexos na carreira acadêmica de seus pares e nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação aos quais estão vinculados. Neste sentido é que acreditamos que o Curso de Comunicação da UFC – considerando professores, alunos e servidores técnicos – certamente terá a ganhar com a presença de uma professora que tem realizado respeitável trabalho de ensino (de graduação e de pós-graduação) e pesquisa na UFRN e igualmente demonstrado intensa disposição a colaborar academicamente com seus pares de outras universidades, o que nos dias de hoje é condição das mais relevantes para o desenvolvimento do ensino de graduação e de pós-graduação na universidade brasileira.

Pelo presente, a diretoria da Rede Folkcom, muito respeitosamente, vem solicitar que o Departamento de Jornalismo da UFC reavalie com serenidade o processo de permuta entre os docentes da área, por abrir possibilidade de garantir que os referidos professores – dentro do amparo legal – possam se integrar aos quadros das respectivas IES, sem qualquer tipo de prejuízo às instituições de origem e, da mesma forma, tenham o esperado ambiente de trabalho para desenvolver suas pesquisas e apoiar ações que visam contribuir com a qualidade dos cursos de graduação e dos programas de pós -graduação nas duas instituições.

Gostaríamos que compreendessem que a manifestação desta entidade científica, de ampla representatividade nacional, não significa qualquer tipo de intervenção externa à comunidade acadêmica da UFC, mas uma cordial solicitação de colegas e pares em âmbito nacional que, por conhecerem o trabalho e o histórico dos citados professores, sentem-se motivados a encaminhar a presente solicitação, na expectativa de que se reconheça a permuta docente como uma decisão justa por parte das instituições envolvidas.

Ficamos à disposição para quaisquer informações que se fizerem necessárias.

 

Respeitosamente,

 

 

 

 

 

 

Karina Janz Woitowicz

Jornalista. Professora do Curso de Comunicação e do Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/Paraná). Presidente em exercício da Rede Folkcom.

Contato: karinajw@hotmail.com

 

 

 

Yuji Gushiken

Jornalista e profissional de relações-públicas. Professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  Diretor científico da Rede Folkcom.

Contatoyug@uol.com.br

 

 

 

 

 

Guilherme Moreira Fernandes

Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Diretor administrativo da Rede Folkcom.

Contato: gui_kid@yahoo.com.br

 

 

 

 

 

Júnia Mara D. Martins

Publicitária e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Secretária-geral da Rede Folkcom.

Contato: juniamartins@hotmail.com

 

 

 

  

 

 

Iury Parente Aragão

Jornalista e doutorando em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Diretor financeiro da Rede Folkcom.

Contato: iparagao@yahoo.com.br

 

 

Em 18 de outubro de 2013.

Comentários