Novo número da Revista Reticências (UFC) trata do tema "Saberes"

No ar a prévia online da nova edição da Revista Reticências, elaborada pelos alunos da turma de Jornalismo Impresso I, da Universidade Federal do Ceará.
Neste número, os alunos do quarto período em 2015.1 escrevem sobre temas relacionados a saberes e educação a partir da discussão do filme indiano "3 idiotas".
Abaixo, meu texto de apresentação da revista:

Bem mais que três idiotas

Há seis semestres, a disciplina de Jornalismo Impresso I oferece, a mim e aos alunos, um desafio. Tratando-se uma disciplina teórico-prática e nossa tentativa é dar esse viés, mais prático, ao conteúdo proposto.
Desse modo, surgiu a partir de um diálogo com a turma de 2012.2 a ideia de criarmos uma revista - a Reticências -, na qual a turma poderia experimentar todas as etapas da produção de um veículo impresso, além de realizar a possibilidade de escrever textos em diferentes gêneros do jornalismo.
A partir de então, o desafio mudou de figura: conseguir terminar a edição da Reticências de maneira suficiente que permita à UFC sua publicação. Em 2015.1 chegamos novamente diante do dilema e do desafio.
Como regra na produção, apenas o formato.  Cabe aos alunos definirem tema e pautas a partir de um filme assistido em sala.  Nos últimos semestres, em vez de uma decisão unilateral do professor, a escolha do filme também coube aos alunos - a partir de uma lista com três opções.
A edição atual da revista Reticências traz como tema geral “Saberes”. Sua escolha se deu a partir do lindo e doce filme indiano “3 idiotas”. 
O longa discute os modelos de educação possíveis a partir da experiência de três amigos, Rancho, Fahran e Raju, em uma faculdade de engenharia indiana. A faculdade impõe sobre os alunos seu modelo de disputa e competição. Rancho conduz seus amigos a uma experiência libertadora de aprendizagem. No fim, “tudo está bem”.
Mas “3 idiotas” é, acima de tudo, um afetuoso filme sobre amizade e amor, que também emergem como valores fundamentais para o ensino-aprendizagem. Em uma sociedade milenar como a indiana, os saberes mais antigos, aliados à inovação e à cooperação são enfatizados ao longo de toda película.
É daí que partiram os estudantes para a escolha do tema e das pautas deste número de Reticências.  E você, como eu, vai se emocionar com histórias de superação de marcas e traumas pessoais, com experiências de auto-aprendizagem, com cada um dos belos ensaios fotográficos, com os relatos de aprendizado em comunidades da periferia, espaços de luta e até mesmo dentro dos “aconchegantes" ônibus urbanos da cidade de Fortaleza.
Esta revista resulta da atividade prática da turma do 4o semestre do curso de jornalismo da UFC.  Uma turma que todo o seu afeto, carinho e amizade, me propiciou muito prazer em nossa experiência de ensino e aprendizagem.  Um turma que me ensinou muito mais do que eu jamais poderia ser capaz de ensinar.
Bem mais que três idiotas, levo no coração Ranchos, Fahrans e Rajus.



Comentários